Artigos

Passo a passo para melhorar seu alcance orgânico no Facebook

Você não precisa pagar fortunas para melhorar seu alcance orgânico no Facebook. Isso porque algumas dicas fáceis são a solução para aumentar a quantidade de usuários lendo suas postagens.

Certamente, se você realmente quer dar um up no alcance orgânico de suas postagens nesta rede social, então reserve uns minutos para ler até o final este artigo.

Aqui vou mostrar para você o passo a passo para melhorar o seu alcance orgânico aplicando estratégias que não vão requerer dinheiro e nem muito tempo de sua parte. Portanto, leia até o fim.

Para melhorar seu alcance orgânico no Facebook

Aumente o alcance orgânico de suas postagens e faça publicações regulares. Se você é daquelas pessoas que criam perfis no Facebook mas posta de modo irregular, seu alcance orgânico será mínimo. De fato, é necessário mudar essa estratégia, fazendo publicações de forma regular.

Isso não significa que deve postar de minuto em minuto, mas sim, é necessário criar uma estratégia equilibrada que permita seus seguidores estarem sempre lembrados mas não enjoados de você.

Lembre-se de publicar conteúdo de qualidade e relevante dentro de prazos previamente definidos. Assim, sua audiência saberá quando e o que você posta. Certamente você terá um público fidelizado.

Faça publicações nos horários ideais

Você precisa conhecer a sua concorrência, e é fato que não deve publicar exatamente quando ela publica.Certamente, se fizer isto, certamente seu alcance orgânico será pequeno, devido à competitividade em um único horário.

Uma forma excelente de chamar atenção de sua clientela é fazer publicações exatamente quando os seus concorrentes não estão publicando. Pelo menos esta afirmação vem de especialistas em Facebook.

Se você publicar um conteúdo relevante e de qualidade, mesmo que seja em um horário mais reservado, certamente, não irá competir com a concorrência, e será visualizado.

Faça publicações relevantes e de qualidade

No mundo digital muitas informações rodam a cada segundo. Por sua vez, as pessoas estão sobrecarregadas de tarefa e sem tempo. Por essa razão, escolhem ler apenas publicações de qualidade e relevantes.

O próprio Facebook adverte seus usuários sobre o fato de aumentar o alcance orgânico através de conteúdo relevante, em substituição aos conteúdos insignificantes.

Você também deve saber que o Facebook possui um algoritmo que analisa o tempo em que uma pessoa permanece em suas postagens. De fato, para a rede social, quanto mais tempo passar, maior é a qualidade e relevância do tema.

Então é bom que você saiba que aqueles conteúdos que comovem e despertam a emoção nas pessoas, são também considerados relevantes para elas. Que tal investir nesse tipo de conteúdo?

Faça vídeos para o Facebook

Sabemos que o YouTube é a plataforma de vídeo mais conhecida atualmente. Porém, se você quer melhorar o seu alcance orgânico no Facebook, então esqueça o YouTube.

A cada dia que passa mais pessoas estão se tornando adeptas nas visualizações de vídeos na plataforma do Facebook. Ademais, outro detalhe interessante é que os vídeos postados diretamente lá possuem auto reprodução.

Já existem grandes marcas fazendo uso dessa estratégia. Ao invés de postar no YouTube e levar os links para reprodução no Facebook, essas empresas enviam os seus vídeos diretamente para esta rede social.

Utilize imagens profissionais e adequadas

O Facebook tem se mostrado adepto das postagens que apresentam imagens profissionais e adequadas. Aliás, você sabe o que isso significa? Que o seu alcance orgânico será bem maior, isso porque a própria rede ajudará a divulgar.

Para o Facebook, uma imagem deve ter 1200×1200 pixels, e nos casos de conteúdos com link, você deverá utilizar uma imagem de 1200×627 pixels.

A qualidade das imagens se encarregará por chamar atenção de usuários da rede. E obviamente que quanto mais chamar a atenção, então mais visualizados serão os seus posts.

Esqueça os títulos sensacionalistas

Parece ser algo contrário ao que muita gente afirma atualmente, mas a verdade é que o Facebook já está penalizando as postagens com títulos sensacionalistas, o que diminui grandemente o alcance orgânico.

Títulos assim são aqueles do tipo “nunca plante banana em vaso sem antes assistir este vídeo”. Uma mudança no algoritmo da rede social analisa essas postagens.

Uma dica que deve caminhar junto com esta é você focar naquilo que realmente interessa ao seu público-alvo.

Não adianta ficar utilizando de sensacionalismo para incentivar massivamente o clique. Nunca esqueça que a relevância e a qualidade são itens decisivos para melhorar o seu alcance orgânico no Facebook.

Utilize pelo menos uma CTA – Call To Action

Quando você utiliza CTA – Call To Action, está convidando sua audiência a interagir em sua página, e o algoritmo do Facebook gosta dessas interações. O resultado será uma melhora no alcance orgânico.

Claro que esse tipo de ação poderá resultar em ganhos de seguidores. Certamente a verdade é que os amigos das pessoas que o seguem certamente irão ver suas postagens, e se gostarem, passarão a seguir você.

E, então, está esperando o quê para bombar de visualizações seus conteúdos no Facebook?]

Leia também: aprenda a criar um robô de chat no Facebook.

Claudio Bueno

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!